sexta-feira, 18 de novembro de 2011

MEC divulga lista de cursos superiores que terão 50 mil vagas suspensos

“O ministro da Educação, Fernando Haddad, anunciou nesta quinta-feira (17) que 50 mil vagas em cursos superiores serão suspensas por apresentaram notas abaixo de 3, segundo o IGC (Índice Geral de Cursos) e no CGC, indicador que leva em conta a nota dos alunos no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) e outros indicadores como infraestrutura e qualidade do corpo docente. O índice é elaborado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
O anúncio é um alerta às 683 instituições de ensino superior com notas entre 1 e 2, que não cumpriram os requisitos estipulados pelo Inep de perfil do corpo docente, infraestrutura da faculdade e do projeto político pedagógico. A escala vai de 1 a 5.
“Algumas [instituições] estão perdendo hoje a autonomia e não podem mais abrir cursos sem autorização prévia do MEC. Queremos que o sistema continue em expansão, mas com freio nos cursos ou instituições com problemas de qualidade”, afirmou Haddad.
“A medida incide basicamente nos cursos da área da saúde e de contábeis e administração”, afirmou o secretário de regulação e supervisão do ensino superior, Luis Massonetto.
Foram avaliadas 2.176 universidades, faculdades e centros universitários.

IGC e CPC

O IGC (Índice Geral de Cursos) é um indicador utilizado pelo MEC com pontuação variável de 1 a 5, expresso em conceitos. Ele é o resultado da média ponderada do CPC (Conceito Preliminar de Curso), que avalia os cursos de graduação e obedece um ciclo de três anos, em combinação com o Enade, que mede o desempenho dos alunos.”
(Folha.com)
NO CEARÁ
No Estado do Ceará, oito instituições de ensino superior ficaram abaixo da média no Índice Geral de Cursos (IGC), publicado nesta quinta-feira, 17, pelo Ministério da Educação (MEC), no Diário Oficial da União. A avaliação considera a nota dos alunos no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), infraestrutura e qualidade do corpo docente das instituições.
As notas do IGC vão de 1 a 5. As universidades, faculdades e centro universitários que foram avaliadas com médias de 1 e 2 têm rendimento considerado insatisfatório. Com nota 4, a Universidade Federal do Ceará (UFC) obteve o melhor rendimento no índice do MEC.
As instituições cearenses com nota 2 foram: Faculdade Católica de Fortaleza, Faculdade Paraíso do Ceará, Instituto de Ensino Superior de Fortaleza, Faculdade de Ciências Humanas de Fortaleza, Faculdade de Ciências Tecnológicas de Fortaleza, Faculdade de Tecnologia Darcy Ribeiro, Faculdade Evolutivo e Faculdade Latino Americana de Educação.
Em dados gerais, 683 instituições tiveram notas baixas e serão submetidas ao governo federal para supervisão, com riscos até de descredenciamento. Já 158 escolas de ensino superior estão bem avaliadas, com nota 4 ou 5 IGC.”
(O POVO Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário