quinta-feira, 1 de março de 2012

SAAE de Icó é novamente obrigado a pagar plano de saúde aos trabalhadores


O Serviço Autônomo de Água e Esgoto [SAAE] de Icó, através de seu diretor-geral Daniel Sidney Guimarães Dantas, foi notificado pela Justiça Estadual para cumprir o acordo que garante a volta do plano de saúde aos trabalhadores da autarquia.

Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Ceará [Sindiagua], que desde 2005 tenta a celebração do referido acordo, desta vez a Justiça fizou o prazo de 48 horas para o devido cumprimento da ação. Caso não seja acatado, multas diárias serão repassados ao SAAE.

HISTÓRICO - Em outubro de 2010, a Justiça Estadual notificou a direção do SAAE de Icó a voltar a pagar o plano de saúde dos trabalhadores, que foi retirado há mais de sete anos. O Juiz Luiz Carlos Saraiva Guerra chegou a assinar uma ordem judicial decretando o cumprimento do acordo que garantiria a volta do plano de saúde.

O acordo foi celebrado ainda em 2005 entre Sindiagua e SAAE, através de uma ação judicial apresentada pelo refereido Sindicato. No entanto, novamente a Prefeitura Municipal de Icó, que gerencia o Serviço, descumpriu o que a Justiça determinou.

Agora, o diretor da autarquia - após mais uma denúncia do Sindiagua - foi novamente notificado a cumprir o acordo, desta vez com um prazo de 48 horas. As multas pelo descumprimento são diárias.
“Se a Prefeitura cumprisse seus acordos, não precisaríamos chegar a esse ponto. A atitude desrespeitosa da gestão municipal com os trabalhadores é um desserviço ao setor de saneamento da cidade. O clima de insatisfação é grande. O plano de saúde é uma questão crucial, porque mexe com a vida do trabalhador e de seus familiares”, avalia o presidente do Sindiagua, Jadson Sarto.

Ainda conforme o Sindiagua, a omissão do SAAE e da Prefeitura de Icó não é de hoje. Segundo o Sindicato, a categoria ainda aguarda o fechamento da campanha salarial de 2009 e, há mais de dois anos os trabalhadores não têm reajuste salarial.

O Icó é Notícia deixa aberto o espaço para o SAAE de Icó e a Prefeitura de Icó, para a resposta sobre este fato.

* Com informações do Sindiagua

Nenhum comentário:

Postar um comentário